sábado, 12 de abril de 2014

Uso racional de Alfa Interferon para gatos domésticos




Uso racional de Alfa Interferon para Gatos Domésticos.



Por Gabriel Dias, da clínica Cat para Gatos.

É muito, muito comum gatos adentrarem os ambulatórios veterinários em condições clínicas que levam o clínico veterinário a prescrição de medicamentos que interferem na imunidade do animal. Estimular a imunidade é um recurso muito importante e  comum no dia a dia da medicina felina. 

Muitos gateiros por conta própria utilizam soluções diluidas de alfa interferon nos seus animais sem orientação veterinária uma vez que já estão familiarizados com a prescrição. O interferon é assim: "Eu já estou dano interferon, Doutor!" " Iiihhh já estou adiantado(a), já estou dando interferon tem seis meses!" 

Gatos precisam de interferon mas precisam de orientação veterinária. Após seis/sete semanas de uso contínuo, os gatos podem desenvolver anticorpos contra o interferon (existem registros científicos que sugerem a formação de anticorpos a partir de três semanas de uso contínuo). Essa situação compromete a atuação do medicamento. O interferon após esse período passa a não fazer efeito.

Na infecção pelo herpesvirús felino tipo 1, os gatos ainda eliminam o vírus no ambiente mesmo sendo medicados com interferon. Assim, gatos precisam ser isolados durante o tratamento (Feline Guidelines, 2007).

Gatos não doentes e/ou portadores de retrovírus não devem ser medicados com interferon para evitar contágio ou melhorara a imunidade. Não devemos utilizar o interferon de maneira leviana. Na situação de abrigos, colônias, gatis comerciais etc. onde a resistência bacteriana é um desafio constante, utilizar sem critério o interferon é condenar mais uma ferramenta terapêutica. 

Recentemente um estudo sugeriu que o interferon pode ser benéfico se utilizado nas duas primeiras fases das infecções por FIV e FeLV. Mas, com o sistema imunológico ainda não comprometido o critério com a formação de anticorpos é maior. O interferon alfa ainda que propicie a melhora do quadro do "felvizinho ou do "fivizinho" não desobriga a necessidade do isolamento porque o interferon não interfere na dinâmica viral.

Ainda não disponível no Brasil, o interferon omega felino possui uma eficácia notadamente melhor do que o alpha interferon humano, mas não temos a chance de utilizar ainda. Dados científicos borbulham nas revistas científicas, e cada vez mais o interferon alpha não é noticiado. Portanto selecionem as fontes de informação. Atentem para diferenciar Interferon Alfa (A) e Interferon Gama Felino  (Ω).

Não permita que o frasco da diluição permaneça muito tempo em temperatura ambiente e não agite vigosrosamente a solução. A solução diluida de interferon não deverá ser recongelada. Se for utilizar em vários animais, fracione a solução para evitar a contaminação e transmissão de micro-organismos.